espaguete_abobrinha_sexta_natural_Ubatuba

Sazonal é uma característica de um evento que ocorre sempre em uma determinada época do ano. E cada verdura, legumes e frutas tem sua estação, seu período de safra, o que traz duas grandes vantagens: o consumo do alimento mais fresco, com suas características de cor mais uniforme e sabor mais apurado; e a possibilidade de economia, já que a maior oferta normalmente faz com que os produtos cheguem ao consumidor final com preços menores.

Em outubro é época de banana prata, coco verde, laranja, mamão formosa, melancia, abóbora, abobrinha italiana, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, tomate, brócolis, escarola, espinafre, rúcula entre outros (fonte: Bem de saúde).

As opções são muitas, principalmente para fugir um pouquinho do tradicional e variar o cardápio, com cada vez mais qualidade. E para isso, hoje vamos aproveitar para fazer um Espaguete de abobrinha italiana.

Ingredientes:

. 4 abobrinhas italianas médias (quanto mais finas, melhor)
. 2 dentes de alho
. 2 colheres de sopa de azeite
. Sal a gosto
. Pimenta do reino a gosto

Após deixar as abobrinhas em uma solução de cloro e água, lavar bem em água corrente. Não é necessário ter um cortador de massas para fazer, se tiver melhor, se não ai vão algumas dicas:

Forma de cortar 1: Cortar as abobrinhas de comprido, bem finas, com uma faca e depois corte em tiras bem fininhas, como o espaguete.

Forma de cortar 2: Cortar as abobrinhas de comprido na parte lisa do ralador (de cortar “batatas chips”) depois com uma faca, corte em tiras bem fininhas, como o espaguete.

Forma de cortar 3: Se tiver um ralador de queijo, daqueles bem largos, pode ralar a abobrinha de comprido e já está pronto o espaguete.

Modo de preparo:

Após cortar as abobrinhas, em uma frigideira aqueça o azeite e refoque o alho, coloque a abobrinha e os temperos, mexa devagar até a abobrinha começar a ficar mole, sirva ainda quente. Rende 4 porções.

Apesar de já estar pronto para servir e ficar delicioso assim, você pode servir com molho de tomates com cenoura, já que também são produtos da época e eu já publiquei aqui no jornal A CIDADE e em meu site essa receita. Use sua imaginação, o que vale é tentar!

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba