Panquecas_Frango

Sejam panquecas nas Américas ou Crepe na França, doces ou salgadas, essas delícias tomaram conta do mundo, ganhando diversas formas diferentes de preparo. E o que importa mesmo é que sejam bem feitas.

Antigamente não dava muito valor a elas, acredito que a textura me incomodava um pouco. Então decidi fazer algo para que se tornasse agradável ao meu paladar. Tentei muitas e muitas vezes alterar a receita da massa, até que um dia tirei o ovo e deu certo, ficou como eu queria. Leve, fininha e saborosa.

Apenas para esclarecer, não tenho mais problema com a tradicional, mas quando faço em casa prefiro sem ovos.

Panquecas_Frango_receita

Ingredientes:

Massa:
1 ovo (opcional)
1 xícara de farinha de trigo (ou aveia)
1 xícara de leite
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de azeite

Recheio:
300g filé de frango
6 tomates italianos
2 colheres (sopa) azeite
2 dentes de alho
2 folhas de louro
Manjericão
Cebolinha
Orégano
Sal a gosto

Molho Branco (Opcional):
2 colheres (sobremesa) de farinha de trigo
1 copo de leite
1 colher (sopa) manteiga
50gr Brócolis
2 colheres (sopa) queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador e bata até que fique homogênea. Unte com azeite uma frigideira com teflon, deixe esquentar e coloque a massa aos poucos com uma concha. Faça movimentos circulares com a frigideira para ajudar a massa a espalhar e ficar bem fina. Deixe fritar bem e vire com auxílio de uma espátula, repita este processo até terminar a massa. A quantidades de discos para fazer a panqueca vai variar de acordo com o tamanho da frigideira. Utilizei uma frigideira pequena de 10 cm.

Para o recheio, quis sair um pouco dos tradicionais frango desfiado e carne moída. Cortei os filés de peito em cubinhos bem pequenos. Refoguei-os no azeite com alho, até ficarem douradinhos. Acrescente os tomates e temperos para fazer um molho de tomates natural (receita aqui).

O molho branco, como já disse, é opcional. Porém acredito que seja uma excelente combinação. Em uma panela, coloque a manteiga e a farinha, deixe derreter e formar uma espécie de creme. Vá acrescentando aos poucos o leite, mexendo sem parar para não empelotar. Coloque os demais ingredientes, sempre mexendo por aproximadamente 5 minutos.

Monte as panquecas com o frango, o molho vermelho que sobrar, jogue por cima e depois coloque o molho branco. Se preferir, coloque queijo mussarela e leve para gratinar no forno.

Esta receita rende 5 porções. Bom apetite!

Quer que eu faça esta receita em sua casa? Ligue (12) 996 211 755