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Não é novidade que a banana é a fruta queridinha dos brasileiros. Vinda do sudeste asiático, possui algumas variedades e é o quarto alimento mais produzido no mundo, cada unidade tem em média 90 calorias e 22g de carboidrato. Quem pratica esportes sabe de sua importância por ser rica em potássio, ajudar a prevenir câimbras,  combate dores musculares e baixa a pressão arterial. Possui ainda cálcio, vitaminas A, C, B1, B2, B6 e B12, magnésio, ferro, ácido fólico e açúcares naturais, que com a junção das fibras também geram energia, o triptofanato, que produz a serotonina que relaxa e deixa a pessoa bem humorada, sendo assim indicada para pessoas que sofrem de depressão, a inulina, uma substância que contém bactérias que ajudam na digestão. Tira os efeitos da nicotina, ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, ameniza as dores do estômago, combate o cansaço, prolonga a sensação de saciedade depois de comida e combate a insônia… Ufa, cansou? Coma uma banana 🙂

E o que é mais tradicional para se comer com a banana? Claro, a aveia, que favorece a depuração completa das toxinas do organismo, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, contribui na redução dos ácidos biliares melhorando a digestão, possui proteínas de grande valor, é anticancerígena, boa para o coração, ajuda o sistema nervoso central, previne problemas de tireoide e osteoporose, além de tudo isso é uma grande aliada nos tratamentos de beleza e riquíssima fonte de energia.

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A pedido da jornalista Ligia Gielamo Oliveira, criei esta receita de panqueca doce. Uma pequena contribuição para sua matéria sobre gastronomia no portal Disney Babble (Uol) na qual é repórter.

Esta receita com certeza vai agradar crianças, jovens, adultos e idosos; principalmente o público fitness pelo grande valor nutricional, sem lactose e sem glúten.

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Ingredientes:

Massa
1 banana prata (pode ser nanica)
1 colher (sopa) de aveia em flocos finos (pode ser aveia inteira ou farinha de aveia)
1 colher (sopa) leite sem lactose (pode ser leite normal, iogurte ou água)
Ghee (manteiga clarificada sem lactose) ou óleo de de sua preferência

Acompanhamentos:
1 castanha do pará
1 castanha de caju
1 banana prata (ou nanica)
Mel (ou melado de cana de açúcar) *
Iogurte (sem lactose ou normal)
Aveia

*Ao utilizar mel, verifique a procedência e tente sempre utilizar mel puro (cru).

Modo de preparo:

Amasse a banana com um garfo, misture 1 colher de aveia e 1 de leite. Mexa bem até formar uma massa uniforme. Em uma frigideira antiaderente aquecida, coloque o ghee ou um fio de óleo (experimente com óleo de côco) e deposite suavemente uma colher da massa para ir espalhando aos poucos até formar uma bolinha (+/- 5 cm de diâmetro),  deixe grelhar bem até dourar e vire cuidadosamente com uma espátula. Repita até acabar a massa.

Sirva-as num prato, cobertas com o mel e disposta ao lados dos demais acompanhamentos.

Dicas: Pode ser feita uma única panqueca, recheada com mel e banana picadinha. Enrole ou dobre como crepe. Ou utilize forminhas como de coração, estrela, meia lua, pois desta forma agradará mais as crianças.

Esta receita rende 4 mini panquecas. Bom apetite!

Quer que eu faça esta receita em sua casa? Ligue (12) 996 211 755

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