Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_usermeta' is marked as crashed and should be repaired in /home/chefroberta/www/wp-includes/wp-db.php on line 1924

Molho_tomate_Natural

Os Tomates são uma grande fonte de antioxidantes e fitonutrientes, ambos associados na redução do risco de câncer. Um estudo mostrou que quatro porções de tomate por semana para os homens ajuda a reduzir os riscos de câncer de próstata em 40% devido um antioxidante chamado de licopeno que também ajuda na prevenção do câncer no pâncreas.

Existem muitos outros benefícios, como ser rico em vitamina A, vitamina C, vitamina E e potássio, fazer bem ao coração, diabetes, aos olhos e à saúde óssea, ter agentes anti-inflamatórios e ajudar a perder peso.

Não sou contra a usar molho ou extrato de tomate prontos industrializados, mas sem sombra de dúvidas, o natural é muito mais saudável, principalmente por não ter conservantes e sódio em excesso.

A receita de hoje é de um rápido molho de tomates, que não precisa ficar horas apurando, fica muito saboroso e sem acidez, pois vai cenoura. Sim! Cenoura, que ajuda a melhorar a digestão, previne contra envelhecimento precoce por possuir antioxidantes, mantêm o bronzeado por conter betacaroteno, ajuda a emagrecer, fortalece o sistema imunológico, tem vitamina A que ajuda a proteger a visão e ajuda também a prevenir contra câncer de pulmão.

Vamos lá, mãos a obra !

Ingredientes:

4 tomates italianos maduros

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de manteiga ou ghee

½ cebola descascada

½ cenoura cozida

1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

Sal

Modo de preparo:

Lave os tomates e a cenoura. Cozinhe a cenoura em água, enquanto isso, corte um ‘x’ na base de cada tomate e prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a cenoura estiver cozida, tire da água e coloque os tomates. Quando a pele começar a soltar, retire com uma escumadeira e transfira os tomates para a tigela com gelo – o choque térmico faz com que a pele se desprenda. A partir do corte em ‘x’ puxe e descarte a pele. Bata a cenoura no liquidificador e se gostar de um molho mais lisinho, bata os tomates também no liquidificador, mas se preferir um molho mais rústico com pedacinhos, basta picar o tomate e colocar para refogar com a cenoura batida em 2 colheres azeite e a cebola picada.

Coloque o sal e a pimenta, deixe cozinhar por 6 minutos. Desligue, coloque a manteiga ou o ghee e mexa até derreter bem, isso deixa o molho mais aveludado.

Para fazer um molho a bolonhesa, ou com frango etc, o processo é parecido. Basta refogar a carne, antes e o restante é igual.

Ah! Lembrem-se, o manjericão é elemento chave para um molho perfumado e delicioso, não coloquei na receita, pois muitos não gostam. Mas se você gosta, não hesite, coloque a vontade.

Esta receita serve 3 porções de macarrão ao sugo. Bom apetite !

Quer que eu faça esta receita em sua casa? Ligue (12) 996 211 755

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba

beneficios_tomates_molho