Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_usermeta' is marked as crashed and should be repaired in /home/chefroberta/www/wp-includes/wp-db.php on line 1924

leite_inhame

O mês de novembro chegou e com ele o calor! A frequência nas praias aumenta e com ela a necessidade de alimentos mais leves e frescos, que ajudam a hidratar o corpo. Uma boa dica é aproveitar as frutas, legumes e verduras da época: abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, coco verde, laranja-pera, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão; almeirão, brócolis, cebolinha, endívia, erva-doce, espinafre; abobrinha, berinjela, beterraba, cenoura, inhame, maxixe, nabo, pepino, pimentão e tomate. Uma verdadeira riqueza nutricional!

Existem várias receitas muito boas de leites vegetais feitos com castanhas, arroz integral, gergelim, linhaça… Esses realmente são os mais conhecidos, mas também existe o leite de inhame, que está em safra tornando uma opção mais barata. Inclusive é bem fácil encontrá-lo em seu fornecedor de produtos orgânicos.

O leite de inhame dura dois dias na geladeira, por se tratar de um leite feito em casa sem conservantes, por isso não faça muito, para não haver desperdício. Os leites vegetais de caixinha duram mais tempo e não sou contra o seu consumo, mas por ser um alimento industrializado, perde um pouco de suas propriedades originais, sem contar os conservantes que são adicionados para durar mais tempo e acabam prejudicando nosso organismo.

No Brasil, existem muitas variedades de raízes conhecidas como inhame, mas o que importa realmente é que todas têm propriedades incríveis e que fazem bem à nossa saúde:

– Reforça as defesas do organismo,
– Possui ação anti-inflamatória,
– Ameniza sintomas da TPM e da menopausa,
– Impede o acúmulo de toxinas e combate os radicais livres,
– Rico em betacaroteno, vitamina C e vitaminas do complexo B,
– Rico em ferro e magnésio,
– Ajuda a baixar o nível de colesterol e de pressão,
– Aumenta a fertilidade, entre muitos outros.

Leite de Inhame – Ingredientes:

– 1 inhame médio
– 2 copos de água potável

Modo de preparo:

Cozinhe o inhame em bastante água e com a panela destampada, assim os antinutrientes se perdem no vapor e na cocção. Escorra e dispense a água do cozimento.

Bata o inhame cozido com os 2 copos de água limpa no liquidificador. Não precisa coar e ele dura 2 dias na geladeira.

Use a criatividade para um consumo mais saboroso desse leite que é ótimo para quem não pode consumir lactose e/ou dispensa as gorduras do leite de vaca.

Dicas:

– Bata com banana, canela em pó e cacau em pó
– Bata com morangos
– Bata com mamão, chia e linhaça

Bom apetite !

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba