Hamburguer_Assado_Arroz_Cremoso

Alguém já percebeu como eu adoro o verde? Sim, nas comidas e nas roupas uso muito verde, na esperança que um dia todos encherguem seu devido valor e façam algo realmente significativo, afinal, sem verde não há vida.

Esta é uma receita simples, mas que “ganha” a todos aqui em casa, afinal meu filho adora hambúrguer caseiro, meu marido arroz cremoso e eu brócolis. Experimentem !

Hamburguer_Assado_Arroz_Cremoso_Receita

Ingredientes:

Arroz:
1 xícara de arroz agulhinha
2 xícaras de água
150g de brócolis (ninja ou normal)
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) manteiga
1 colher (sopa) queijo ralado

Hambúrguer*:
300g carne moída magra (gosto de patinho)
1 cenoura média
1 cebola pequena
1 dente de alho
salsinha
sal
orégano

*Este hambúrguer faço normalmente para crianças comerem com arroz ou macarrão. Para comer com pão de lanche, recomendo uma receita mais tradicional. Qualquer dia eu posto…

Modo de preparo:

Para o Hambúrguer, coloque em uma bacia a cenoura, a cebola e o alho ralados, a salsinha picadinha e todos os outros ingredientes, mexa com as mãos até misturar bem. Faça pequenas bolinhas (4cm diâmetro), coloque sobre a tábua e amasse com a mão até ficar da largura desejada. Se tiver aquela forminha de fritar ovo fica mais fácil, basta apoiá-la na tábua e encher até a obter a altura desejada. Fiz de coração por que já tinha as forminhas em casa, mas existem vários formatos diferentes em lojas especializadas. Disponha os hambúrgueres em uma forma untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido à 205° por 25 minutos. Vire-os e deixe mais 10 minutos.

Um toque: Para fazer uma comidinha rápida num dia corrido, faça os hambúrgueres  e congele ainda crus, um a um, enrolados em plástico filme. Tem duração de até 3 meses congelados.

Para o arroz, refogue o alho, o arroz e o brócolis no azeite, coloque a água quente e tempere a gosto. Quando começar a ficar próxima ao nível do arroz, abaixe o fogo e tampe por 5 minutos. Abra, coloque todos os outros ingredientes, tampe novamente e aguarde 3 minutos. Desligue o fogo e deixe tampado por mais 5 minutos.

OBS: Não se trata de um risoto e sim de um arroz cremoso. De qualquer forma sirva logo após o término, bem quentinho.

 Para dar mais sabor ao hambúrguer, coloquei uma colher de compota de abobrinha em cima, pois já tinha pronto, mas uma compota de berinjela ou um chutney de manga também fica delicioso.

Esta receita rende 3 porções. Bom apetite!

Para encomendas destes hambúrgueres,
mínimo de 6 uninades com 150g cada – R$ 30,00