Costela_barbecue_outback

Na minha infância tive que aprender a comer de tudo, não que eu gostasse mas tinha que comer, só na fase adulta que fui descobrindo o valor e aprendi a apreciar o sabor dos alimentos. Hoje eu como de tudo, tentando manter o equilíbrio, mas as vezes “enfio o pé na jaca” e a carne de porco, em especial a costelinha, é mesmo uma perdição.

Espero que gostem e reservem uma noite especial para esta delícia, acompanhada de um bom vinho branco, o meu foi um Chardonnay.

Esta receita é bem similar a Costelinha servida no restaurante Australiano Outback (Ribs on the barbie).

Costela_barbecue_outback_receita

Ingredientes:

Costela:
1 kg de costelina suína
suco de 2 limões
3 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara de vinho branco
cebolinha e salsinha a gosto
2 dentes de alho
Pimenta calabresa a gosto
1 colher (sobremesa) rasa de sal

Molho Barbecue:
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola ralada
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
1/2 xícara (chá) de catchup
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Suco de 1/2 limão
1 colher (sobremesa) de vinagre
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de mostarda
3 colheres (sopa) de mel

Batata Rústica:
5 Batatas médias
Ramos de alecrim
Tomilho
Orégano
Alho frito
Pimenta do reino branca
Pimenta rosa
Sal a gosto

Modo de preparo:

Para o molho, aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola. Acrescente o molho de tomate, o catchup, o sal, a pimenta-do-reino e deixe apurar por 5 minutos no fogo baixo. Em seguida, acrescente o suco de limão, o vinagre, o molho inglês, a mostarda, misture e deixe no fogo baixo por mais 5 minutos. Por último, acrescente o mel e misture até que fique homogêneo.

Para a costela, bata todos os ingredientes de tempero no liquidificador até ficarem bem moídos. Forre uma forma com alumínio, coloque a costela com o tempero batido, cubra com alumínio. Deixe marinando, na geladeira, por 12 horas. Leve ao forno, pré-aquecido à 230°, por 40 minutos. Retire o alumínio de cima, se ainda tiver muito líquido do tempero, deixe mais alguns minutos no forno sem cobertura. Cubra a costelinha com o molho Barbecue e volte ao forno por mais 10 minutos ou até o molho perder a aparência brilhante.

Lave as batatas, seque e corte-as em meia lua, cada batata rende mais ou menos 6 pedaços. Coloque todos, de forma distribuida, em uma forma untada com azeite (não coloque uma sobre a outra). Regue-as com um pouco de azeite e coloque todos os outros temperos. Leve ao forno junto com a costela por 40 minutos.

Esta receita rende 5 porções. Bom apetite!

Quer que eu faça esta receita em sua casa? Ligue (12) 996 211 755