camarao_com_chuchu

Ah que saudades que estava de minhas comidinhas rs… Apesar de adorar dar notícias e dicas, compartilhar minhas experiências, as receitas que me motivam.

E a receita de hoje é um encanto para os olhos e uma explosão de sabores para o paladar, principalmente para quem não gosta de chuchu, dizendo que não tem gosto de nada. Bom, vamos aos fatos:

O chuchu é um fruto de uma trepadeira que, por ser resistente a diversidade de condições climáticas acabou difundindo-se em todo o mundo. No Brasil o chuchu é facilmente encontrado, já que cresce em praticamente qualquer lugar que for plantado.

Quem olha o chuchu com aquela aparência “exótica”, sem cor atrativa, sem cheiro e – dependendo de seu preparo – sem gosto, certamente não imagina que encontraria ali algo do qual pudesse se beneficiar. No entanto, a prática mostra justamente o contrário: o chuchu é rico em nutrientes, como as vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e outros minerais, além de muitas fibras; antioxidantes, estimulantes, fortalecedor, diurético, entre outras.

Também é importante para deixar pele e cabelos bonitos, além de auxiliar no emagrecimento, já que um metabolismo adequadamente rápido estimula a queima de calorias. Por falar em caloria, o valor calórico do chuchu é baixíssimo: apenas 30 calorias para cada 100 g do fruto, o que faz dele um aliado da dieta para quem busca emagrecer de forma saudável, reduz a pressão arterial e dá mais energia.

Para manter as propriedades do chuchu, evite cozinhá-lo em muita água por muito tempo, assim como fritá-lo. O ideal é cozinhá-lo em pouca água ou até mesmo refogá-lo em um fio de azeite. Fiquem a vontade para preparar receitas diversas com ele, como omeletes, saladas, sopas, cremes, salgados e suflês.

camarao_com_chuchu_receita

Ingredientes:

300g de camarão 7 barbas (limpos)
1 chuchu médio
2 tomates italianos
2 colheres (sopa) azeite
1/2 limão
1 dente de alho
Pimenta do reino branca
Orégano
Sal
Coentro
Cebolinha

Modo de preparo:

Tempere o camarão com sal, pimenta do reino moída e o suco do 1/2 limão e deixe descansando por 10 minutos. Em uma frigideira doure o alho no azeite e refogue o camarão (antes de refogar, escorra o caldo do limão). Não mexa, deixe dourar, vire-os sem mexer muito e deixe dourar do outro lado. Com uma escumadeira retire somente o camarão, deixe na frigideira o caldo produzido por ele, acrescente os tomates cortados em cubos, tempere com o restante dos temperos, inclusive o coentro. Coloque 200ml de água e deixe ferver, acrescente o chuchu sem casca cortado em cubinhos de 2cm. O chuchu vai cozinhar no molho de tomate, vá acrescentando água aos poucos conforme for secando, até o chuchu ficar cozido, mas cuidado para não colocar muita água. Coloque o camarão apenas para esquentar e desligue. Enfeite com as cebolinhas picadinhas.

Sirva como desejar, arroz branco, macarrão ou até um cuscuz marroquino. Eu escolhi servir com pão tipo francês com gergelim, gratinado com queijo mussarela.

Esta receita fiz com o camarão 7 barbas por ter um sabor mais acentuado, mas pode ser feito com qualquer tipo e tamanho.

Esta receita rende 2 porções. Bom apetite!

Quer que eu faça esta receita em sua casa? Ligue (12) 996 211 755