Bolo_de_Pote

Estamos vivendo na era da diversidade, alimentar principalmente. Muitos mitos cairam por terra e vários outros foram criados, mas o que importa é se sentir bem, mente e corpo conectados, sem exageros… Liberdade!

E por falar em liberdade, no bolo dessa receita não vai farinha, ótimo para portadores da doença celíaca* e o brigadeiro é feito com leite condensado sem lactose… Combinação leve, saborosa e com algumas calorias a menos.

* A doença celíaca se desenvolve no intestino delgado, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten. O único tratamento conhecido atualmente é uma dieta isenta de glúten.

Bolo_de_Pote_receita

Ingredientes:

Massa: 
6 ovos
6 colheres (chá) de açucar
6 colheres (chá)  de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
100g de coco ralado sem açucar (opcional)

Calda e Cobertura:
200ml de água
2 colheres (sopa) de açucar
3 colheres de chocolate em pó (50% ou +)
1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal
1 pitada de sal

Modo de preparo:

 Para a massa, coloque todos os ingredientes, menos o fermento, no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Coloque o fermento e bata rapidamente para misturar. Despeje tudo em uma forma forrada com papel manteiga, leve ao forno, pré-aquecido à 180°, por 30 minutos.

Para a calda, coloque a água e o açucar numa panela e mexa bem, deixe ferver e desligue.
Em outra panela faça a cobertura de brigadeiro, colocando o leite condensado sem lactose, o chocolate em pó, a manteiga e a pitadinha de sal (Sim! Fiquem tranquilos, não vai ficar salgado, vai realçar o sabor do chocolate, acreditem), em fogo baixo, mexa até ficar consistente e com aspecto brilhante, desligue e deixe esfriar.

Montagem:

Coloque no fundo do pote* uma colher do brigadeiro, corte o bolo em fatias e quebre em pequenos pedaços, coloque sobre o brigadeiro no pote até formar uma camada com altura de 2 dedos, reque o bolo com a calda, faça outra camada de brigadeiro da mesma altura do bolo e faça mais uma camada de bolo, regue novamente com a calda. Faça mais uma camada de brigadeiro e confeite como preferir; castanha de caju, amêndoas, granulado ou mesmo frutas da época, o que importa é ficar gostoso.

* Na taça fica um mimo para servir na hora, mas pode colocar em potes com tampa para guardar e comer outro dia, afinal tem validade de 10 dias armazenado na geladeira.

Esta receita rende 6 porções. Bom apetite!

Para encomendas, mínimo de 6 potes – R$ 48,00