batata_doce_rustica_brocolis

#jaquetanamoda 😉

A batata doce está em alta, principalmente por quem pratica atividades físicas, uma vez que é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Rica em fibras (ajuda a promover um sistema digestivo saudável), ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, contém vitamina A e C (antioxidante e anti-inflamatório).

O brócolis, um dos alimentos que mais gosto, é uma rica fonte de vitamina C e fibras alimentares. Também é uma excelente fonte de beta-caroteno e proteína, além disso é rico em vários minerais tais como: o Magnésio, Cálcio, Ferro e Zinco. Tem poucas calorias, apenas 35 por 100 gramas de sua porção.

Uma refeição completa, ainda mais com alho assado, que é excelente para a digestão eliminando os resíduos do organismo. Ótima combinação, não acham? Então vamos ao que interessa…

batata_doce_rustica_brocolis_receita

Ingredientes:

2 batatas doces médias
200 gramas de brócolis ninja
1 cabeça de alho
1 ramo de alecrim
Pimenta do reino branca
Orégano
Azeite
Sal

Modo de preparo:

Lave bem as batatas doces em água corrente, pois serão feitas com a casca. Corte em rodelas com a largura de 2 dedos e depois ao meio, para ficarem em formato de meia lua. Coloque em uma panela com água e cozinhe, depois de levantar fervura, por 6 minutos. Ponha os raminhos de brócolis em um escorredor de macarrão e escorra a água das batatas sobre eles, assim já escalda os brócolis, o que ajuda na hora de assá-los.

Em uma assadeira já untada com azeite, disponha as batatas e os brócolis devidamente secos, tempere com o orégano, sal, alecrim e a pimenta branca. Enrole a cabeça do alho em papel alumínio e coloque na assadeira também. Ponha no forno pré-aquecido à 230° por 40 minutos.

O tempo e a necessidade de virar as batatas, varia de acordo com a potência de cada forno, fique de olho.

Quando terminar, retire o alumínio do alho. Separe os dentes e aperte um a um em um potinho, ele estará bem molinho como uma massinha. Tempere com azeite e sal, e terá um ótimo patê para acompanhar sua refeição.

Esta receita rende 2 porções. Bom apetite!

Quer que eu faça esta receita em sua casa? Ligue (12) 996 211 755