arroz_sushi

 A internet nos aproxima tudo, lugares, amores, amigos, inimigos (rs), estudos, políticas, hábitos, culturas, receitas… Mas todo cuidado é pouco, pois existem muitas informações desencontradas, maliciosas, cheias de opiniões. Longe de mim julgar algo ou alguém, mas nem tudo que se lê ou vê na internet é confiável.

No caso do nosso querido arroz japonês para sushi, nem tudo está perdido (rs), afinal não dá para mudar muito, mas cada um acaba dando sua personalidade, seu toque.

A receita que vou ensinar hoje tem uma explicação um tanto lógica para se aproximar ao máximo possível do arroz avinagrado que teve sua origem no Japão.

Arroz
Ingredientes:

1 xícara de arroz japonês (de preferencia grão curto)
1 xícara de água

Modo de preparo:

Lavar o arroz, sem esfregar muito para não quebrá-los, até a água ficar clara. Deixá-lo de molho por 30 min (processo importante para o arroz liberar seu aroma natural). Se possuir uma panela de arroz (Suihanki), basta colocar o arroz já escorrido, acrescentar 1 xícara de água em temperatura ambiente e deixar cozinhar até o botão cozimento desarmar. Mas se for fazer no fogão, coloque arroz já escorrido em uma panela com 1 xícara de água em temperatura ambiente e ao levantar fervura, abaixe o fogo, tampe bem a panela por 15 min. Desligue o fogo e deixe descansando por mais 10 min.

Molho Su (Tempero para o arroz)
Ingredientes:

2 colheres (sopa) de vinagre de arroz ou tempero para sushi
2 colheres (sopa) de saquê licoroso
1 colher (sopa) de açucar
1/2  colher rasa (sopa) de sal

Modo de preparo:

Misture tudo em uma panela, leve ao fogo até o açucar derreter bem, não havendo necessidade de ferver.

Deixar o molho esfriar e misturar ao arroz ainda quente, em uma bacia de plástico. Espalhe o máximo possível para que o arroz esfrie e não empape. Cobrir com um pano (perfex) úmido para não ressecar o arroz.

Ótimo sushi a todos… Bom apetite!

Quer que eu faça esta receita em sua casa? Ligue (12) 996 211 755