A notícia de que os torcedores japoneses recolheram os lixos alheios da arquibancada na Arena Amazônia, em Manaus, após o jogo de futebol entre Japão e Nigéria pareceu novidade para muita gente, mas não é. Durante a Copa do Mundo no Brasil, na Arena das Dunas em Natal, eles também estavam munidos de suas sacolinhas recolhendo tudo que pudesse agredir o meio ambiente e isso contagia, muitos brasileiros ao observarem tal ato, também o fizeram… É o exemplo.

Está inserido na cultura japonesa o conceito de não agredir o meio ambiente, de procurar novas formas de utilizar energia limpa, formas de viver melhor, já que vivem num país tão pequeno, com tanta gente e precisam sim, viver em harmonia. Claro que em qualquer lugar do mundo tem suas exceções.

O mais interessante é que tudo isso foi feito instintivamente, não foi uma ONG ou um líder de qualquer tipo de organização, foram pessoas comuns que receberam uma educação adequada neste sentido, de forma que para eles não importa quem jogou o lixo no chão e sim que eles podiam fazer algo à respeito e simplesmente o fizeram, a repercussão que isso tomou na mídia só nos faz refletir sobre nossos valores de forma geral.

Podemos e devemos agir de forma mais humana, pensando no próximo e no meio ambiente. A coleta seletiva é muito importante por diversos motivos, mas infelizmente não é uma realidade em todos os países, nem em todas as cidades. Então podemos começar por nós mesmos, sem esperar que o poder público faça algo.

O simples fato de descartar suas latinhas de alumínio em uma sacola separada, já ajuda (E MUITO), pois dezenas de famílias que sobrevivem com o dinheiro da venda do alumínio para a reciclagem, acabam revirando literalmente os lixos na busca no metal que consegue ser ao mesmo tempo tão descartável para alguns e tão precioso para outros…

Considero a composteira uma ótima sugestão para quem quer começar a se livrar do lixo orgânico de forma correta e sustentável e ainda de quebra, ganhar uma terra linda e cheia de vida para suas plantinhas.

Hoje existem diversos kits prontos na internet para montagem de sua composteira até mesmo para quem mora em apartamentos. O kit chega em sua casa com minhocas vivas e tudo que você tem direito, mas pra quem curte colocar a mão na massa ou para quem simplesmente não quer incentivar a produção de mais um produto plástico industrializado, o processo de montagem é bem simples e pode ser feito com baldes, caixas e diversos tipos de materiais que você vai encontrar facilmente sem gastar nada ou quase nada com isso.

Fazíamos compostagem de forma bem rudimentar em nossas plantações, mas com a chegada da internet tivemos acesso a diversas informações interessantes, como por exemplo a de que não pode haver cheiro algum, se algo cheira mal ou se existem insetos de qualquer espécie é porque você está fazendo alguma coisa errada… rsrsrs

Na próxima semana vou detalhar esse assunto aqui e vou publicar o passo a passo com imagens no meu site e também vou deixar alguns links para facilitar a construção do seu novo projeto, hobby, contribuição para o planeta… Chame como quiser, o importante é colocar a mão na terra.

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba

jornal_a_cidade_sobre_exemplos_20160820